Versículos Bíblicos : Casamento

(Génesis 2:21-24) Então Javé Deus fez cair um torpor sobre o homem, e ele adormeceu. Tomou então uma costela do homem e no lugar fez crescer carne. 22 Depois, da costela que tinha tirado do homem, Javé Deus modelou uma mu-lher, e apresentou-a ao homem. 23 Então o homem exclamou: «Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque foi tirada do homem!» 24 Por isso, um homem deixa seu pai e sua mãe, e une-se à sua mulher, e os dois tornam-se uma só carne.


(Mateus 19:3-6) Alguns fariseus aproximaram-se de Jesus e perguntaram-Lhe, para O tentar: «É permitido ao homem divorciar-se da sua mulher por qualquer motivo?» 4 Jesus respondeu: «Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? 5 E que disse: "Por isso, o homem deixará o pai e a mãe e se unirá à sua mulher e os dois serão uma só carne"? 6 Portanto, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não o deve separar».

(19:9) Por isso digo-vos: quem se divorciar da sua mulher, a não ser em caso de fornicação, e casar com outra, comete adultério».


(Marcos 10:11-12) Jesus respondeu: «O homem que se divorciar de sua mulher e se casar com outra comete adultério contra a primeira mulher. 12 E se a mulher se divorciar do seu marido e se casar com outro homem, ela comete adultério».

(12:24-25) Jesus respondeu: «Estais enganados, porque não conheceis as Escrituras nem o poder de Deus. 25 Com efeito, quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do Céu.


(Lucas 16:18) Todo o homem que se divorcia da sua mulher e se casa com outra, comete adultério; e quem se casa com uma mulher divorciada do seu marido comete adultério».

(20:34-36) Jesus respondeu: «Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, 35 mas os que Deus julgar dignos da ressurreição dos mortos e de participar na vida futura não se casarão, 36 porque já não podem morrer, pois serão como os anjos. E serão filhos de Deus, porque ressuscitaram.


(1 Coríntios 7:10-11) Aos que estão casados, ordeno. Aliás, não eu, mas o Senhor: a esposa não se separe do marido; 11 e caso venham a separar-se, não se case de novo, ou então reconcilie-se com o marido. E o marido não se divorcie da sua esposa.


(Efésios 5:22-33) As mulheres sejam submissas aos seus maridos, como ao Senhor. 23 De facto, o marido é a cabeça da sua esposa, assim como Cristo, salvador do Corpo, é a cabeça da Igreja. 24 E assim como a Igreja está submissa a Cristo, assim também as mulheres sejam submissas em tudo aos seus maridos. 25 Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e Se entregou por ela; 26 assim, Ele a purificou com o banho de água e a santificou pela Palavra, 27 para apresentar a Si mesmo uma Igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou qualquer outro defeito, mas santa e imaculada. 28 Portanto, os maridos devem amar as suas mulheres como aos seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, está amando a si mesmo. 29 Ninguém odeia a sua própria carne; pelo contrário, nutre-a e cuida dela, como Cristo faz com a Igreja, 30 porque somos membros do seu corpo. 31 Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e unir-se-á à sua mulher, e os dois serão uma só carne. 32 Este mistério é grande: eu refiro-me a Cristo e à Igreja. 33 Portanto, cada um de vós ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher respeite o seu marido.


(Colossenses 3:18-21) Mulheres, sede submissas aos vossos maridos, pois assim convém a mulheres cristãs. 19 Maridos, amai as vossas mulheres e não sejais grosseiros com elas. 20 Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isso agrada ao Senhor. 21 Pais, não irriteis os vossos filhos, para que eles não desanimem.


(Tito 2:4-5) pelo contrário, sejam capazes de dar bons conselhos, de modo que as recém-casadas aprendam com elas a amar os seus maridos e filhos, 5 a ser ajuizadas, castas, boas donas de casa, submissas aos seus esposos, amáveis, a fim de que a Palavra de Deus não seja difamada.


(Hebreus 13:4) Que todos respeitem o matrimónio e não desonrem o leito nupcial, pois Deus julgará os libertinos e adúlteros.


(1 Pedro 3:7) Do mesmo modo, vós, maridos, sede compreensivos na vida conjugal, mostrando consideração para com as esposas, por serem de constituição mais delicada e também por serem herdeiras como vós do dom da vida. Assim, a vossa oração não ficará sem resposta.